Pesadelo dos airbags assassinos
A lista de carros com airbags Takata defeituosos não pára de aumentar. Recentemente mais seis fabricantes anunciaram a recolha de 2.5 milhões de automóveis em solo americano.
A marca que mais automóveis terá de recolher é a General Motors, cerca de 1.9 milhões, seguida do Grupo Volkswagen (217 mil) Mercedes (200 mil) BMW (92 mil), Jaguar/Land Rover (54 mil) e Daimler Vans USA (5 mil).
Desde a semana passada já foram recolhidos aproximadamente 16.4 milhões de veículos só nos Estados Unidos, resultado do anúncio da Takata, em Maio, que dava conta da existência de mais 35 a 40 milhões de airbags com nitrato de amónio com defeito que teriam de ser revistos até 2019.
Apesar da Takata já estar proibida de adquirir mais contractos de airbags que contenham a substância perigosa e obrigada a corrigir os existentes, não há nada que trave as marcas que tenham stock destas bolsas de ar de as equipar nos automóveis novos, ainda que todos estejam perfeitamente conscientes do perigo.
No total, mais de 100 milhões de carros em todo o mundo com airbags Takata já tiveram de ser "chamados" pelos fabricantes e sabe-se que este defeito já provocou a morte a 13 pessoas e feriu outras 100.